Faça-o você mesmo

Definição de elemento

Soluções Pladur®

 

Numa casa Pladur®, podem ser realizados todos os trabalhos habituais de decoração e manutenção de uma maneira fácil e simples. Tal como quando queremos furar necessitamos de conhecer o tipo de broca adequada para cada material (fórmica, madeira, metal, etc.), é necessário conhecer alguns conceitos sobre os tabiques, trasdosados e tectos PLADUR® para poder realizar qualquer coisa que imaginemos de forma simples e segura, sem produzir danos em paredes e tectos e conseguir os melhores resultados em cada caso.

 

SOLUÇÕES PLADUR® PARA  TABIQUES DE DISTRIBUIÇÃO, TABIQUES DE SEPARAÇÃO, TRASDOSADOS E TECTOS.

 

TABIQUES DE DISTRIBUCIÓN: São os tabiques que separam umas divisões de outras dentro da própria casa. Em geral, são formados por uma estrutura resistente de aço

protegida contra a oxidação, sobre a qual se aparafusam a cada face uma ou mais placas Pladur® de diferentes espessuras (10, 13, 15, 19 e 25 mm) e/ou características melhoradas (maior resistência ao fogo, baixa absorção de humidade, maior dureza, etc.). As diferentes instalações necessárias para a casa percorrem o interior (a alma) da estrutura, incorporando-se nela durante a montagem do tabique, sem ter que realizar qualquer tipo de roços e, portanto, sem enfraquecer o tabique. O seu interior tem também incorporado material isolante, para reforçar, caso necessário, as suas características de isolamento térmico ou acústico.

 

 

 

 

TABIQUES DE SEPARAÇÃO: De uma maneira geral, denominam-se assim os tabiques que separam a sua casa da casa contígua ou das zonas comuns do edifício, como patamares, escadas, portais, passeios de distribuição, etc.

 

São constituídos por duas estruturas resistentes de aço, sobre as quais se aparafusam no mínimo duas ou mais placas Pladur® de diferentes espessuras. Em alguns casos, também se pode incorporar mais uma placa entre ambas as estruturas para melhorar as suas prestações. Tal como nos tabiques de distribuição, as instalações percorrem o interior da alma que tem incorporado o material isolante.
Também podem encontrar-se soluções mistas, compostas por um tabique de ladrilho e em cada lado uma unidade de Pladur®.

 

 

 

 

 

TRASDOSADOS: Denomina-se trasdosado o revestimento de qualquer tipo de muro que possa haver na sua casa, seja no interior do edifício, seja no forro interior da fachada.


O tipo de trasdosado mais comum utilizado na construção de casas é o trasdosado autoportante, uma vez que com ele se consegue melhorias notáveis de isolamento acústico e térmico no muro aplicado. Noutros casos, também se podem utilizar os trasdosados directos e os semidirectos (placas coladas ao muro ou placas aparafusadas respectivamente a mestras)
 

Trasdosado Autoportante 

 

Trasdosado autoportante:é constituído por uma estrutura resistente de aço galvanizado, sobre a qual se aparafusa, pela face da casa, uma ou mais placas Pladur® de diferentes espessuras. Nos muros de fachadas tem incorporado no seu interior material isolante, para proporcionar-lhe melhorias nas características térmicas e acústicas exigidas. 

 

 

 

 

 

 

Trasdosado directo: corresponde à unidade construtiva realizada “pegando” directamente ao muro as placas Pladur® que, no caso de fachadas, costumam ser instaladas placas com material isolante incorporado para lhe conceder as características térmicas exigidas.

 

 

 

 

 

Trasdosado semi-directo: corresponde à unidade construtiva realizada, fixando directamente ao muro os perfis “mestres” de Pladur®, sobre os quais se aparafusam uma ou várias placas Pladur®. No caso de fachadas, é costume serem instaladas placas com material isolante incorporado para fornecer-lhe, habitualmente, as características térmicas exigidas.

 

TECTOS: Os tectos suspensos Pladur® são constituídos por uma estrutura portante de perfis de aço galvanizado devidamente pendurada ao forjado do edifício e, sobre a qual, se aparafusa a(s) placa(s) Pladur®.

 

 

Tal como todas as unidades Pladur®, os seus paramentos terminam de uma maneira lisa e contínua na base de um tratamento especial nas suas juntas e parafusos que lhe permite qualquer tipo de decoração final.

  • Guia de Rehabilitação e reformas Pladur®
  • Manual do Utilizador